ATIVIDADES

FERNANDO BONASSI
Workshop de Roteiro
Nasceu em 1962, no Bairro da Moóca, em São Paulo. É roteirista, dramaturgo, cineasta e escritor de diversas obras, entre elas: Subúrbio (Ed. Objetiva), Passaporte e Declaração Universal do Moleque Invocado (ambos pelas Cosac & Naify). No cinema, destacam-se os roteiros de Os Matadores (de Beto Brant); Estação Carandiru (de Hector Babenco), Cazuza (de Sandra Wernneck) e Lula, o Filho do Brasil (de Fábio Barreto). No teatro, as montagens de Apocalipse 1,11 (em colaboração com o Teatro da Vertigem); Souvenirs (com direção de Márcio Aurélio); Arena Conta Danton (com direção de Cibele Forjaz) e O Incrível Menino na Fotografia (texto e direção). Vencedor da bolsa de artes do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio) passou o ano de 1998 escrevendo em Berlim Tem diversos prêmios como roteirista e dramaturgo, além de textos em antologias na França, EUA e Alemanha. Colunista do jornal Folha de São Paulo entre 1997 e 2006. É roteirista do seriado FORÇA TAREFA da Rede Globo de Televisão. Um dos mais renomados roteiristas do país, fez um Workshop de Roteiro e falou sobre sua extensa carreira.
Encontro com
JOÃO BATISTA DE ANDRADE

Com uma das mais extensas cinematografias do país (vide currículo), João Batista de Andrade fez uma conversa descontraída com o público durante o II CURTA NEBLINA - Festival Latino-Americano de Cinema. O encontro aconteceu na Estação Cavern Club, localizada na parte histórica da Vila de Paranapiacaba.
A ocasião foi uma oportunidade única para que os moradores da Vila de Paranapiacaba e amantes do cinema pudessem conhecer particularidades acerca da produção do filme "Doramundo", filme que tornou conhecida a Vila.

Exibição especial do filme DORAMUNDO

"Doramundo", rodado na Vila de Paranapiacaba no ano de 1978, terá exibição especialíssima durante o festival.
O filme foi dirigido pelo renomado cineasta João Batista de Andrade e tem entre os roteiristas o cineasta Alain Fresnot, o lendário jornalista Vladimir Herzog e o próprio diretor .
O longa conta a história de uma vila ferroviária onde misteriosos assassinatos começam a acontecer. Durante as investigações, um triângulo amoroso vem à tona.
No elenco, grandes nomes como: Antônio Fagundes, Irene Ravache, Armando Bógus, Denise Del Vecchio, Rolando Boldrin e Olney Cazarré.
Premiado como Melhor Filme no Festival de Gramado de 1978.
O filme foi exibido no dia 15/10 (sexta-feira) às 14h. Ocasião em que houve um "bate-papo" entre o público presente com o diretor/roteirista do filme João Batista de Andrade mediado pelo crítico de cinema Celso Sabadin.

CELSO SABADIN
Mediador
Publicitário e Jornalista, especializou-se em jornalismo cinematográfico a partir de 1979. Foi crítico de cinema em diversos veículos, entre eles Folha da Tarde, Jornal do Vídeo, cadernos de vídeo dos jornais O Estado de São aulo e Folha de S. Paulo, além das revistas Cláudia, Vídeo Mercado, Vídeo Business, Íris Foto, Vídeo News, Classe News e Ver Vídeo. Produziu e apresentou programas sobre trilhas sonoras de cinema nas rádios USP, Brasil 2000 e 89FM.
Foi apresentador, roteirista e crítico de cinema na Rede Bandeirantes de Televisão, Band News e Canal 21. Realizou a cobertura jornalística de dezenas de festivais de cinema nacionais e internacionais. Foi Curador e produtor da Mostra Cine Santander España e do Festival Cinema do Coração.
Atualmente é crítico de cinema da TV Cultura (Programa Zoom), dos sites Cineclick, Yahoo, 100% Vídeo e Planeta Tela, da Revista de Cinema, e da Rádio Bandeirantes. Presta também serviços de Assessoria de Imprensa para filmes brasileiros e Festivais de Cinema.
É curador do Brazilian Film Festival of Toronto, membro da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, e Patrono do IBAC - Instituto Brasileiro de Arte e Cultura no segmento de Cinema.
É autor dos livros "Vocês Ainda Não Ouviram Nada - A Barulhenta História do Cinema Mudo" (atualmente na 3a. edição, pela Summus Editorial) e "Éramos Apenas Paulistas", pela Imprensa Oficial do Estado.
Celso Sabadin esteve na Vila de Paranapiacaba para mediar a conversa entre o cineasta João Batista de Andradfe e o público presente.